Convite à Educação
Joanna de Ângelis
“Porque só um é vosso Mestre, o Cristo.” (Mateus: capítulo
23º, versículo 10).
Tarefa de todos nós - a educação.
Ajusta-se a peça na engrenagem a benefício do conjunto.
Harmoniza-se a nota musical em prol do poema melódico.
Submete-se o instrumento ao mister a que se destina.
O esforço pela educação não pode ser desconsiderado.
Todos temos responsabilidades no contexto da vida, nas
realizações humanas, nas atividades sociais, membros que somos da Família
Universal.
Ninguém consegue realizar-se isolado.
Ignorância representa enfermidade carecente de imediata
atenção.
O labor educativo, por isso mesmo, impõe incessantes
contribuições, exigindo valiosos investimentos de sacrifício a benefício do
conjunto.
Educa-se sempre, quer se pense fazê-lo ou não.
Da mesma forma que a imobilidade seria impossível a inércia
humana e a indiferença são apenas expressões enfermiças.
Mesmo nesses estados criam-se condicionamentos que geram
hábitos, educando-se mal, em tais circunstâncias os que se fazem nossos
compares.
A anarquia que distila vapores alucinantes conduzindo à
estroinice, fomenta estados de vandalismo educação perniciosa.
A ordem dispõe à disciplina que promove a eqüidade,
atendendo à justiça - educação edificante.
A educação, assim examinada, traslada-se dos bancos
escolares para todos os campos de atividade, fazendo que todos nos transformemos
em educadores, vinculados, sem dúvida, àqueles que se nos transformam em
seguidores conscientes ou não, aprendizes conosco dos recursos de que nos
fazemos portadores.
Jesus, o Educador por Excelência deu-nos o precioso legado
vivo da Sua vida que é sublime lição de como ensinar sempre e incessantemente
produzindo saúde, harmonia e esperança em volta dos passos.
E o Espiritismo, que nos concita a incessante exame
educativo de atitudes e comportamentos. conscientiza-nos sobre a
responsabilidade de que, mediante
a educação correta, chegaremos ao fanal da caridade
perfeita.
FRANCO, Divaldo Pereira pelo Espírito Joanna de Angelis.
Convites da vida, Cap. 16, p .14-15 , 1972.
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