1º ENCONTRO COM JESUS REALIZADO NA UNIÃO ESPÍRITA ALLAN
KARDEC
Recepção Temática: Camila Morada, Paulo César Telles, Antônio Ricardo, Pedro
Morada, Marcelle Cler e Isabela Toraldo.
Encontro com Jesus
Djalma Argolo
Uma coisa é ir ao encontro de alguém, ou de algo; outra é o encontro em si.
Ir ao encontro, pressupõe uma jornada repleta de alguma emoção e expectativa, certa ansiedade sobre o que se irá encontrar e como acontecerá o encontro.
Muitos vão ao encontro de Jesus para solicitar alguma benesse para si, outros para exarar-lhe o auxílio para um ente querido, alguns para ameaçá-lo, porque o sentem um perigo para si e sua classe, e ainda existem os que buscam sua presença com propósitos de saber-lhe as intenções.
Nos Caminhos percorridos por Jesus, verifica-se que todos os que encontraram Jesus foram surpreendidos pela maneira como o encontro se deu, dele saindo com uma outra visão de mundo.
Martim Buber tem razão: toda vez que interagimos com alguém, saímos do encontro transformados.
E, um encontro com Jesus sempre causa mudança profunda em quem o encontrou.
Muitos podem aparentar que nada aconteceu, mas isto é apenas um mecanismo de defesa do ego, porque o inconsciente foi abalado.
A totalidade psíquica, a Imago Dei, o Si-mesmo foi tocado, desafiado, estimulado e pôs-se numa atividade sub-reptícia, produzindo símbolos que assaltam o consciente de mil formas.
Sincronicidades passam a chamar a atenção do ego para novas perspectivas.
Enfim, uma tensão entre consciente e consciente estabeleceu-se e, mais cedo ou mais tarde, uma função transcendente é acionada para resolver o antagonismo entre as duas instâncias psíquicas.
Dessa forma o espírito que conhecemos pelo nome de Jesus veio realizar, encarnando entre nós; e foi consciente disso:
Eu não vim trazer a paz, mas a espada; eu vim por fogo na Terra, e estou ansioso que ela se incendeie.
E, sem dúvida, do encontro da humanidade com ele surgiu um conflito que se desenrola até hoje, em todos os níveis da existência.
Nunca mais o mundo foi o mesmo:
Impérios caíram e se formaram;
pessoas sacrificaram outras ou a si mesmas;
a inquietação interior, que sua presença provocou, se projetou nas circunstâncias individuais, passando daí à sociedade, gerando problemas e inspirando soluções.
Abençoado encontro!
Graças a ele a humanidade deu um salto qualitativo de grandes proporções. E quem imagine que já esgotou sua influência, está redondamente enganado.
Mais do que nunca aquele encontro está agindo em nós, provocando-nos com desafios diversos, inquietando-nos em todas as instâncias da existência.
Isto porque o encontro com Jesus é teleológico.
Tem o objetivo de nos tornar conscientes do processo de individuação, imperiosa necessidade para que transcendamos ao próximo patamar evolutivo, à próxima etapa da construção – ou descoberta – da consciência plena, quando todos – ou o que imaginamos assim – os níveis do psiquismo estarão conscientemente à nossa disposição! Sem dúvida, aquele encontro, acontecido há dois mil anos, mudou a História, porque mudou o Ser Humano!
ARGOLO, Djalma. Encontro com Jesus. Antelóquio p. 09-10. Lar Harmonia,2005.
*
VÍDEO APRESENTADO NA ABERTURA DO1º ENCONTRO COM JESUS REALIZADO NA UNIÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC - EM 21 DE SETEMBRO DE 2014.
Texto: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap VIII,19 Um
Espírito Protetor, Bordéus,1861
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK "MEMÓRIA DA UEAK"
http://ueak1.blogspot.com.br/2014/09/encontro-com-jesus-palestra-de-richard.html
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK "MEMÓRIA DA UEAK"
http://ueak1.blogspot.com.br/2014/09/encontro-com-jesus-palestra-de-richard.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário