A Criança na Visão Espírita
Walter Oliveira Alves
Compreendemos, pois, que a criança é o Espírito eterno que
ora reinicia a sua aprendizagem no mundo, trazendo consigo ao renascer uma
bagagem de experiências multimilenares, mas carregando também em si mesma, o
germe de seu aperfeiçoamento.
Seu objetivo na Terra: Evoluir, desenvolver sua
potencialidade interior, compreender a sim mesma e ao mundo que a cerca,
corrigir os erros cometidos no passado, superar os próprios defeitos,
desenvolvendo assim, gradativamente, o germe da perfeição que carrega em sim
mesma, como herança Divina.
"Ó espíritas! Compreendei hoje o grande papel da
Humanidade; compreendei que quando produzis um corpo, a alma que nele se
encarna vem do espaço para progredir; sabei vossos deveres e colocai todo o
vosso amor em aproximar essa alma de Deus:" (O Evangelho Segundo o
Espiritismo - cap. XIV.9)
Em o Livro dos Espíritos, questão 132, observamos o mesmo
ensinamento:
"Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
R: - Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-
los chegar à perfeição. Para alguns é uma expiação, para outros é uma missão.
Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes
da existência corporal; nisto é que está a expiação (. . .)"
" A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do
Universo, mas Deus, em sua sabedoria, quis que, por essa mesma ação, eles
encontrassem um meio de progredir e de se aproximarem dele. É assim que, por
uma lei admirável de sua providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na
Natureza."
Vejamos, pois, os ensinamentos que a Doutrina Espírita nos
oferece, de forma segura e clara, através das obras de Kardec , sobre o
espírito em sua nova fase evolutiva, ao reencarnar.
Os Espíritos nos ensinam que a união da alma ao corpo se
inicia no momento da concepção, mas apenas se completa no nascimento.
"Em que momento a alma se une ao corpo?
- A união começa na concepção, mas não se completa senão no
momento do nascimento. Desde o momento da concepção, o Espírito designado para
habitar tal corpo, a ele se liga por um laço fluídico que vai se apertando,
cada vez mais, até que a criança nasça; o grito que se escapa, então da
criança, anuncia que ela se encontra entre os vivos e servidores de Deus."
(O livro dos Espíritos - p. 344).
Os Espíritos nos
ensinam também que desde o berço a criança manifesta os instintos bons ou maus
que traz de sua existência anterior:
" Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons
ou maus que traz de sua existência anterior; é a estudá- los que é preciso se
aplicar; todos os males têm seu princípio no egoísmo e no orgulho; espreitai,
pois, os menores sinais que revelem os germes desses vícios, e emprenhai- vos
em combatê- los, sem esperar que lancem raízes profundas; (...)" (O
Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XIV.9)
Aprendemos também que as faculdades inerentes ao Espírito
reencarnante somente se manifestam gradualmente, de acordo com o desenvolvimento
dos órgãos.
"Ao nascer, o Espírito recobra imediatamente a
plenitude de suas faculdades? R.- Não, elas se desenvolvem gradualmente, de
acordo c om o desenvolvimento dos órgãos. É para ele uma nova existência e é
necessário que aprenda a se servir dos seus instrumento. As idéias lhe tornam
pouco a pouco, como um homem que sai do sono e se encontra em posiç ão
diferente da que tinha na véspera." (O Livro dos Espíritos - p.352)
O mesmo ensinamento observamos em O Evangelho Segundo o
Espiritismo, c ap. VIII.4:
"A partir do nascimento, suas idéias retomam
gradualmente impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos; de onde se pode
dizer que, durante os primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança,
porque as idéias que formam o fundo do seu caráter estão ainda adormecidas.
Durante o tempo em que seus instintos dormitam ele é mais
flexível e, por isso mesmo, mais acessível às impressões que podem modificar
sua natureza e fazê- lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa imposta aos
pais."
A manifestação do Espírito necessita ser proporcional à
fragilidade do corpinho infantil, como percebemos neste trecho:
"Seria preciso, aliás, que a atividade do princípio
inteligente fosse proporcional à fraqueza do corpo que não poderia resistir a
uma atividade muito grande do Espírito, assim como se vê entre as crianças
muito precoces." (O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. VIII- 4)
Uma criança, pois, embora sendo um Espírito eterno,
reencarnado, tem a manifestação de sua inteligência limitada, não possuindo a
mesma intuição de um adulto.
À medida em que os órgãos se desenvolvem, gradualmente sua
bagagem interior começa a se manifestar.
"Quando ele é criança, é natural que os órgãos da
inteligência, não estando desenvolvidos, não podem dar- lhe a intuição de um
adulto.
Ele tem, com efeito, a inteligência muito limitada enquanto
a idade faz amadurecer sua razão.
A perturbação que acompanha a reencarnação não c essa subitamente
no momento de nascer; ela não se dissipa senão gradualmente com o
desenvolvimento dos órgãos." (O Livro dos Espíritos - p.380)
Kardec reforça a assertiva dos Espíritos com o comentário:
"Uma observação vem em apoio desta resposta: é que os
sonhos, em uma criança, não têm caráter dos de um adulto; seu objeto é quase
sempre pueril, o que é indício da natureza das preocupações do Espírito."
O objetivo do Espírito ao reencarnar é se aperfeiçoar e a
fase infantil é a mais propícia à ação educativa.
" O Espírito se encarnando para se aperfeiçoar, é mais
acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o
seu adiantamento, para o qual, devem contribuir aqueles que estão encarregados
da sua educação." (O Livro dos Espíritos - p. 383)
Os ensinamentos dos Espíritos são claros:
O homem é um ser perfectível, carregando em si o germe de
seu aperfeiçoamento.
O Espírito reencarna para se aperfeiçoar, evoluir.
A união da alma e do corpo se inicia na concepção e se
completa no nascimento.
Desde o berço, a crianç a manifesta os instintos bons ou
maus que traz de sua existência anterior.
A partir do nascimento, suas idéias retomam gradualmente
impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos.
As faculdades do Espírito somente se manifestam
gradativamente, de acordo com o desenvolvimento dos órgãos.
O Espírito se encarnado para se aperfeiçoar, é mais
acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o
seu adiantamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados
da sua educação.
FONTE
ALVES, Walter Oliveira. Do livro Educação do Espírito. Introdução
à Pedagogia Espírita.
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