Classificação dos casamentos
Martins Peralva
No Cap. XVIII que tem como tema Espiritismo e Lar, o autor
fundamentado nas obras do benfeitor Espiritual André Luiz leva-nos à tentativa
de classificar os casamentos em 5 tipos principais, assim compreendidos:
Classificação dos casamentos:
Acidentais;
Provacionais;
Sacrificiais;
Afins (Afinidade superior);
Transcendentes.
Casamentos Acidentais
Ocorre por efeito de atração momentânea, de almas ainda
inferiorizadas. São as pessoas que se encontram, se vêem, se conhecem, se
aproximam, surgindo, daí, o enlace acidental, sem qualquer ascendente
espiritual. Usando de seu livre arbítrio, uma vez que por ele construímos
sempre o nosso destino. No nosso mundo, tais casamentos são comuns, ainda.
Casamentos Provacionais
Reencontro de almas, para reajustamentos necessários à
evolução delas.
São os mais frequentes.
É por essa razão que há tantos lares onde reina a
desarmonia, onde impera a desconfiança, onde os conflitos morais se
transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias.
Deus permite a união deles, através das leis do Mundo, a fim
de que, pelo convívio diário, a Lei Maior, da fraternidade, seja por eles
exercida nas lutas comuns.
A compreensão evangélica, a boa vontade, a tolerância e a
humildade são virtudes que funcionam à maneira de suaves amortecedores.
O Espiritismo, pelos conhecimentos que espalha, é meio
eficiente para que muitos lares em provação, se reajustem e se consolidem,
dando, assim, os primeiros passos na direção do Infinito Bem.
O Espírita esclarecido sabe que somente ele pagará as suas
próprias faltas, porém sempre contando com o auxílio Divino.
Casamentos Sacrificiais
Deus permite o
reencontro de alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimir
a que se perdeu pelo caminho.
Reúnem almas possuidoras de virtude a outras de sentimentos
opostos.
Acontece quando uma alma esclarecida, ou iluminada se propõe
ajudar a que se atrasou na jornada ascensional.
Como a própria palavra indica, é casamento de sacrifício,
para um deles.
E o sacrificado tanto pode ser a mulher como o homem.
Quem ama não pode ser feliz se deixou na retaguarda,
torturado e sofredor, o objeto de sua afeição.Volta, então, e, na qualidade de
esposo ou esposa, recebe o viajor retardatário, a fim de, com o seu carinho e
com a sua luz, estimular-lhe a caminhada.
O Evangelho nos lares, como em toda a parte, funciona à
maneira de estimulante da harmonia e construtor do entendimento.
Casamentos Afins
Reencontro de
corações amigos, para consolidação de afetos.
São os que reúnem almas esclarecidas e que muito se amam.
São Espíritos que, pelo casamento, no doce aconchego do lar,
consolidam velhos laços de afeição.
Casamentos Transcendentes
São Almas
engrandecidas no Bem que se buscam para realizações imortais.
São constituídos por almas que se reencontram, no plano
físico, para as grandes realizações de interesse geral.
A vida desses casais encerra uma finalidade superior.
O ideal do Bem e do Belo enche-lhes as horas e os minutos
repletando-lhes as almas de doce ventura, acima de quaisquer vulgaridades
terrenas, acima das emoções inferiores, o amor puro e santo.
Todos nós passamos, ou passaremos ainda, segundo o caso, por
essa sequência de casamentos: acidentais, provacionais e sacrificiais, até
alcançarmos no futuro, sob o sol de um novo dia, a condição de construirmos um
lar terreno na base do idealismo transcendental ou da afinidade superior.
E enquanto caminhamos, o Espiritismo, abençoada Doutrina,
cumulará os nossos dias das mais santas esperanças…
É evidente que o matrimônio, sagrado em suas origens, tem
reunido sob o mesmo teto os mais variados tipos evolutivos, o que vem
demonstrar que a união, na Terra, funciona, às vezes como meio de consolidação
de laços de pura afinidade espiritual, e, noutros casos, em sua maioria, como
instrumento de reajuste.
Algumas vezes o lar é um santuário, um templo, onde almas
engrandecidas pela legítima compreensão exaltam a glória suprema do amor
sublimado.
Porém, a maioria dos lares funcionam como oficina e hospital
purificadores, onde, sob o calor de rudes provas e dolorosos testemunhos,
Espíritos frágeis caminham, lentamente, na direção da Vida Superior.
PERALVA, Martins.
Estudando a Mediunidade. Espiritismo e Lar, Cap. XVIII, p. 101-105. FEB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário