sábado, 28 de julho de 2012

O Velho da Bicicleta - Caucir de Sá Roriz




O Velho da Bicicleta
Caucir de Sá Roriz

Todas as manhãs de domingo víamos o velhinho na porta da Federação Espírita do Estado de Goiás. Ficava ali, puxando conversa com um e com outro. De fala e roupa simples, denotava ser pessoa de poucos recursos financeiros, mas sua conversa agradável garantia possuir nobre personalidade, cultivada ao longo de sua existência.

Certa feita, confundiram-no com um mendigo. Ao lhe sugerirem que procurasse o pessoal da Promoção social da Casa Espírita, ele gentilmente abriu um sorriso jovial e disse: - "Obrigado, mas eu não preciso".

Quem era, de onde veio, o que fazia ali na Federação todas as manhãs de domingo? Um dia vi o velhinho numa bicicleta já bastante gasta levando no quadro uma criança de aproximadamente 10 nos.

No domingo seguinte perguntei-lhe e ele, prazerosamente, explicou que aquele menino era um dos seus netos que criava e que trazia todos os domingos à Federação para a aula de evangelização.

-Onde o senhor mora?

-Prá lá do campo de futebol do Goiás, respondeu sorrindo.

-E como faz para trazer os dois netinhos?

-Ah, trago um de cada vez . Quando eles eram pequenininhos dava prá levar de uma vez os dois no "camelo"... Mas agora que eles "tão"taludos, preciso fazer duas viagens.

-E não cansa?

-Ué, os médicos não dizem que a gente tem que malhar? Quando eu venho para cá passo por um punhado de gente que "tá"fazendo um cooper".Acho que faço ginástica igual a eles, mas com uma diferença: meus netos vêm aprender para ser pessoas de Bem. E quando chegamos a nossa casa eles me contam o que ouviram aqui. Assim, confiro como está o aprendizado e ainda convivo com eles.

Sorrindo, empurro o cotovelo contra meu braço e disse:

-Em vez de pagar academia para fazer ginástica, eu levo eles de bicicleta e ganho uma aula de graça...

Fiquei ali admirando aquele homem de pouca cultura livresca, mas de alma e sabedoria imensas, bendizendo a existência da Evangelização Espírita e a sua enorme importância.

Fonte:
"Goiás Espírita" SEI - Serviço Espírita de Informações Boletim Semanal - Março/2000 - N.º 168. Disponivel em http://www.sitiodapaz.org.br/Site/1%20site/catalogo/literatura/notas%20interessantes/texto24.htm. Acesso: 28 JUL 2012.

Nenhum comentário: